Mamãe, você está fazendo um trabalho maravilhoso ao acompanhar cada etapa do desenvolvimento do seu pequeno. O simples fato de buscar aprender sobre o desenvolvimento dele para oferecer uma melhor assistência já demonstra que a sua preocupação é genuína e verdadeira.
Bem sabemos que é difícil resistir a repetir as palavras engraçadas que nossos pequenos pronunciam enquanto estão aprendendo a falar, mas você sabia que devemos pronunciar as palavras corretamente ao invés de repetir os erros de fala das crianças em fase de aprendizado? Modelar a fala correta desde cedo é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo desenvolvimento das habilidades de comunicação do seu filho!
Ao pronunciar corretamente, você facilita o aprendizado de novas palavras e a compreensão das sutilezas da comunicação. Traz clareza para a comunicação, onde o bebê vai conseguindo entender melhor o que está sendo dito e, eventualmente, poderá expressar suas próprias ideias mais facilmente.
Por que é importante?
1. Ao ouvir palavras corretas, seu filho expande seu vocabulário de maneira mais eficaz. Isso contribui diretamente para aumentar a variedade de palavras, promovendo uma expressão verbal mais rica.
2. Você é o principal modelo de linguagem para seu bebê. Ao pronunciar corretamente, você está fornecendo a ele uma base sólida para imitar e aprender. Eles absorvem como uma esponja, então quanto mais correta for a modelagem, melhor.
3. A pronúncia correta também está diretamente ligada ao desenvolvimento futuro das habilidades de leitura. Um início bem praticado na pronúncia ajuda as crianças a reconhecerem e compreenderem as palavras quando começam a aprender a ler.
Como fazer?
1. Fale com clareza e pronuncie palavras de maneira correta. Se seu filho disser “aga” com a intenção de falar “água”, repita a palavra corretamente: “água!”
2. Leia livros juntos e aponte para as palavras enquanto as lê. Isso ajuda as crianças a conectar os sons às letras. Escolha livros com gravuras coloridas, onde haja pouco texto, com letras grandes e legíveis, e histórias que alcancem o entendimento da criança na fase em que ela está.
3. Converse com seu filho durante as refeições, na hora do banho, no trajeto para a escola etc. Em ocasiões diversas, de maneira leve, encontre contextos que chamem a atenção da criança, para que sejam lúdicos e espontâneos. Quanto mais exposição à linguagem, melhor.
4. Responda às tentativas de fala do seu bebê e incentive-o a tentar novamente. As repetições irão levá-lo a se ouvir melhor e conseguir chegar a pronúncia desejada.
Lembrando que não se trata de repreender a criança, mas sim de guiar amorosamente e com paciência. Então, continue incentivando, ouvindo e conversando com o seu pequeno. Assim você estará contribuindo para a construção de um futuro cheio de aprendizado e crescimento, enriquecido de bons conhecimentos.
Acesse: Instagram e Facebook: @orecantodamamae
Imagens: freepik.com